A Psicologia Financeira – Sugestão de Leitura Maio de 2025

Feliz aquele que gosta de ler! Feliz aquele que consegue manter esse hábito! Ler é aprender, é viajar, é sonhar! A cada livro que iniciamos, podemos ter a certeza de que, ao final dele, seremos uma pessoa diferente. Muitas pessoas já descobriram essa mágica, esse poder em ler um livro. E o que você está esperando?

Para aqueles que tem na leitura um hábito, ou mesmo para aqueles que querem experimentar esse enorme prazer, trago minha primeira sugestão de leitura. Sem nenhum motivo especial, a primeira sugestão é A Psicologia Financeira, de Morgan Housel. É o livro que acabei de ler. Eu vou tentar colocar aqui, todos os meses, um, dois ou até três livros, com a minha opinião. Vai depender da minha fome literária.

Fique à vontade para sugerir novas obras ou dar sua opinião lá nos comentários. Podemos trocas ideias e incentivar novos leitores por aqui.

A Psicologia Financeira – Resenha

A Psicologia Financeira, de Morgan Housel, é um dos melhores livros de finanças para quem que começar a entender esse tema

Gênero: Finanças

Título: A Psicologia Financeira

Autor: Morgan Housel

Ano de publicação: 2021

Páginas: 304

Editora: HarperCollins

Sinopse da Amazon:

O livro de educação financeira mais comentado dos últimos anos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo todo!

O sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. E a forma como alguém se comporta é uma coisa difícil de se ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes.

A maneira como lidamos com o dinheiro ― finanças pessoais, investimentos, decisões de negócios ― costuma ser explicada como um campo puramente matemático, no qual dados e fórmulas nos dizem o que fazer. A verdade, porém, é que grandes decisões monetárias não são tomadas diante de uma planilha, mas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho. Além disso, cada uma delas é um reflexo da história pessoal e das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo que as tomou.

Abordando a gestão financeira de maneira inédita, Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos de investidores que demonstram a importância do fator psicológico no gerenciamento das finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do grande objetivo de todos nós: ser feliz.

“ [A psicologia Financeira] é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em administrar melhor seu dinheiro.” ― James Clear, autor do best-seller Hábitos Atômicos

Minha opinião:

Sinceramente, eu já li vários livros sobre finanças, de “O investidor Inteligente, de Benjamin Graham, a “O homem mais rico da Babilônia”, de George S. Clason, passando pelo famoso “Pai rico, Pai pobre”, de Robert T Kiyosaki. Nenhum deles é tão transformador quanto “A Psicologia Financeira”.

Sem abordar conceitos complexos do mundo financeiro, o autor consegue transmitir lições usando exemplos do cotidiano que fazem a gente mudar nossa forma de pensar sobre o dinheiro.

O propósito do autor não é apresentar teses psicológica profundas, longe disso. A Psicologia Financeira trata sobre nossos comportamentos frente aos investimentos. Sobre a forma como devemos enxergar as finanças.

Com títulos simples, tais como, “Devagar e sempre”, Ninguém é maluco” ou “Fortuna é aquilo que você não vê”, cada capítulo é um convite para continuar lendo.

A Psicologia Financeira

Ao todo, são 20 capítulos onde o autor introduz o tópico com alguma história muito interessante.

Personagens conhecidos desfilam por ali e o autor aproveita para ensinar o quão diferente da realidade pode ser nosso entendimento, nossa percepção.

Bill Gates, Warren Buffett e tantos outros nomes servem para que possamos estudar suas ações e entender como nossa mente percebe as coisas.

Na maior parte das vezes, são histórias acontecidas com o próprio autor. Housel aproveita desses fatos do cotidiano para transmitir grandes lições.

Morgan Housel reuniu em A Psicologia Financeira diversas passagens de grandes figuras do mundo das finanças e nos passar lições simples, porém valorosas e atuais, que podem ajudar a compreender melhor as nuances do dinheiro.

“A história é, acima de tudo, o estudo de eventos que nos surpreendem. Porém, com frequência, ela é usada por investidores e economistas como guia infalível para o futuro.”

O trecho acima, presente no capítulo 12 (Surpresa!), é um das muitas passagens em que ele abre os olhos dos leitores. Eu, pelo menos, já estava acostumado a ouvir e pensar exatamente da forma com ele citou. É normal ouvirmos a expressão “o futuro repete o passado”. Não está errado, o problema é o “quando?” Ou como saber qual passado o futuro está se repetindo? Nada é tão simples! Como ele mesmo cita “…é preciso calibrar nossas expectativas…”.

Na página do título do capítulo 4 – Compostos e Confusos – vemos outra constatação de que, às vezes, não temos a real dimensão das coisas.

“Dos 84,5 bilhões de dólares do patrimônio líquido de Warren Buffet, 81,5 bilhões foram ganhos depois que ele já tinha 65 anos. Nossas mentes não possuem as ferramentas para lidar com tais absurdos.

Para quem já deu os primeiros passos no mundo das finanças sabe que os juros compostos podem garantir sua aposentadoria, podem multiplicar as nossas reservas, tudo vai depender, apenas, do tempo investido. Feliz aquele que aprende a investir a partir do primeiro salário.

Conclusão

A Psicologia Financeira é um livro para aqueles que querem começar a aprender sobre finanças. E um dos seus melhores ensinamentos está logo nas suas primeiras páginas.

“O sucesso financeiro não é uma habilidade técnica. É uma habilidade pessoal, na qual seu comportamento é mais importante do que seu conhecimento.”

Recomendo a todos que me perguntam sobre um bom livro para aqueles que querem começar a investir. A Psicologia Financeira também é um ótimo presente para os amigos que gostam desse assunto. De leitura fácil, educativa e fluida, com certeza vai agradar.

Você já leu esse livro? Conte nos comentários o que você achou dele. Deixe também suas indicações de outras obras para trazermos aqui em nosso site. Fique à vontade para deixar suas críticas e sugestões para a melhoria desse espaço. Até a próxima!

Deixe um comentário